Thursday, June 03, 2010

O BERRANTE DO FUTEBOL.

Nem parece que já se passaram 4 anos. A copa se aproxima novamente e é hora de treinar glote, epiglote, traquéia e diafragma para não fazer feio nos dias de jogos do Brasil.

PuuuuuuuuuuóóóóóóóóóóÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

A tradicional corneta colorida é uma espécie de berrante do futebol. A arte de soprá-la é passada de pai para filho num ritual silencioso de admiração, respeito e pouco espaço para perguntas estúpidas: “é pra soprar ou tipo cuspir?”.

- Moleque frouxo! Ainda deixou toda babada.
- Que é isso, Gilmar? O Maurinho só tem 9 meses.
- E daí? Sabia que eu comecei a trabalhar de engraxate aos 8, fui camelô e...
- Maldita hora que comprei essa biografia do Silvio Santos.

No debute do primeiro sopro é normal falhar. A tentativa sai fraquinha e o som é licoroso. Uma nova e imediata tentativa deixa a situação ainda mais embaraçosa. Muitos, por vergonha e frustração, desistem e nunca poderão incomodar outros humanos a quilômetros de distância.

PuuuuuuuuuuóóóóóóóóóóÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

Se fizessem um concurso cultural para definir a onomatopéia perfeita da corneta, esta certamente estaria entre as finalistas.

Ganhei minha primeira aos 10 anos. Era verde, cor do meu time, cor da seleção. Gosto de emprestá-la para estranhos na mesma proporção que o Giliard gosta do nome dele.

Corneta está na categoria das escovas de dente e dos livros de biologia da dupla César e Sezar, não se empresta.

- Mas o outro cara morou na Bélgica, fala mandarim, tem MBA, foi gerente na Prosdócimo...
- Mas esse tem mais de um milhão de views no YouTube tocando “chão de giz” com uma corneta amarela.

PuuuuuuuuuuóóóóóóóóóóÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

Engana-se quem pensa que a corneta produz apenas uma nota. Com tempo, treino e um gordo FGTS bancando a vagabundagem é possível formular músicas complexas e ganhar rapidamente o respeito no bairro.

Quanto mais velha, maior a potência do estrondo.

- Diz que o limo que junta dentro é o que propaga o som a distâncias incomensuráveis.
- Cala a boca, Ernesto.

Uma cultura laboratorial nas partes internas do plástico pode ser usada facilmente em exames de paternidade.

Vuvuzela. É assim que a nossa corneta é chamada na África. O nome me agrada e a coincidência deixa ainda mais evidente nossas semelhanças, nossa irmandade, ressalta que descendemos mesmo de um lugar em comum... a 25 de Março.

PuuuuuuuuuuóóóóóóóóóóÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

A corneta, como o canto do uirapuru é também importante artifício na festa do acasalamento. O poderoso estampido aproximou Nicete de Paulo, Glória de Tarcisio, Milionário de José Rico.

O rojão está numa categoria à parte, na da emoção fabricada. Aposto que o ainda garoto, Armando Caramuru, vislumbrou seu império pirotécnico ao falhar vexatoriamente em sua primeira tentativa de sopro na frente dos adultos.

E assim caminhamos para o início do evento mais esperado do ano, na certeza de que, quanto mais ouvirmos o berrante do futebol, mais perto da taça o Brasil estará.

PuuuuuuuuuuóóóóóóóóóóÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

3 Comments:

Blogger International Learning Center said...

A minha não cria esse limo porque nesse espaço de 4 anos entre uma copa e outra acabo usando a corneta com funil toda vez que fico na mão sem gasolina. Assim mantenho o som original: PuuuuuuuuuuóóóóóóóóóÓÓÓÓÓÓÓÓÓ !!!!

7:26 PM  
Anonymous Rafa said...

jáa comprei a minha, e espero ter que usa-la muito *-*

6:29 PM  
Blogger LOCAL O JORNAL said...

Pode ir pro LOCAL ?
abraçooo !

5:18 AM  

Post a Comment

<< Home