Friday, February 10, 2006

CUIDADO AO ENXUGAR.

Mãos suavemente secas com apenas 2 folhas.

Foi a gota d’água. Agüentei até onde deu, mas hoje, ao secar minha mão, perdi a paciência.

Nove anos de ensino fundamental, maternal, jardins, um e dois, e pré. Quatro anos de ensino superior, trabalhos plagiados, fotocópias mal tiradas, impossíveis de serem lidas. Seminários apresentados para platéias hostis, broncas e ameaças de diretores e flanelinhas para chegar uma caixa de plástico com folhas dentro, e vir me dizer o que fazer? Dá uma olhada.

Após rodar por muitos empregos. Alguns nobres, outros vadios. Passar fins de semana fazendo trabalhos freelancer, comendo o pão que o diabo amassou para receber uma sugestão de um objeto inanimado?

Quantas noites mal dormidas, lugares que ainda não conheço. Viagens adiadas na última hora por problemas mecânicos no carro. Baladas e mais baladas, festas proibidas, churrascos com muita cerveja, carne e coração de galinha, para vir um compartimento de toalhas descartáveis com um papo meio estranho e um limitador no puxar das folhas?

Não. Não mesmo.

Perdi quase meio dia, incomodado, tentando me lembrar se em algum momento da minha vida, tomado por um transe, sequei as minhas mãos com apenas duas folhas de papel. Será?

O que aconteceria? As portas profissionais se fechariam? Mulheres passariam a me tratar com desdém? Minha cerveja esquentaria antes do primeiro gole? Minha sobrancelha se desprenderia do meu rosto? Estou confuso, para não dizer, com medo.

Mãos suavemente secas com apenas 2 folhas. Tá bom.

Por trás de uma escrita educada está uma mensagem subliminar, no mínimo embaraçosa, que enxuga mais do que as mãos, enxuga seu respeito para com a sociedade. Enxuga seu orgulho próprio.

Quando você lê esta mensagem, pode ter certeza, você está lendo algo como: “Ei, mané? Nada de sair gastando papel à toa. Tá pensando que é o rei da Noruega? Seca logo essa porcaria que chama de mão, e sai vazado”; ou ainda “Apenas 2 folhas são suficientes seu nenezão mimado. Quer fartura? Vai secar no lençol da sua casa”.

Todo cuidado é pouco. Esse tipo de mensagem está por toda parte.

É com as mãos que você toma as principais atitudes e decisões da sua vida. Um contrato é selado com um aperto de mãos. Uma garota pode ser conquistada com um carinho bem feito. Um bebe é segurado com as mãos, um goleiro pega um pênalti na final da copa, uma mímica revela o que não pode ser dito, um texto de uma folha, não duas, é digitado.

Se encontro o brilhante inventor deste dispositivo da censura, enforco com minhas próprias mãos, depois as lavo com sabonete de glicerina e claro, seco com duas míseras folhinhas. Agora sim.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

mto bom.

3:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

amo esse texto.

bjs Gi.

10:09 PM  

Post a Comment

<< Home