Friday, February 13, 2009

O ANO COMEÇA QUANDO O HORÁRIO DE VERÃO TERMINA.

Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Eu discordo. Pra mim, o ano começa quando aquela voz nefasta anuncia o fim do horário de verão.

Eu amo o horário de verão. O fim dele me deixa pra baixo, murcho, deprê mesmo. Me sinto lesado, com uma preciosa hora do meu dia de verão furtado, na maior cara de pau.

Como se não bastasse, anunciam a maldade nas grandes emissoras de TV, jornal, rádio, internet. Nem no elevador você se safa da triste realidade.

- Diz que o horário de verão acaba agora né?
- O Raul do 22, que trabalha na relojoaria Suíça, me garantiu.

Esse papo de que o ano só começa depois do carnaval é uma grande mentira. Ele começa mesmo é com esse motim organizado pelos ponteiros. O sindicato dos minutos, com sede em São Bernardo do Campo, é tão forte quanto a Força Sindical e não costuma chamar o sertanejo Daniel para suas festas.

- À meia noite atrase seu relógio.
- Claro, simples assim.

Que poder essa voz tem para usar o imperativo em cadeia nacional? Fico imaginando o mau uso da informação:

- À meia noite dê uma “paulistinha” num cacique.
- À meia noite lambuze-se de mel.
- À meia noite engula um marionete.

As possibilidades beiram o infinito.

A única pessoa imune aos nocivos efeitos do tempo chama-se Tônia Carreiro.

Se você ainda não parou para pensar, o que faz nossa vida ficar uma tremenda correria até o Natal é a ausência desta mísera horinha usurpada em meados de Fevereiro, Março, ou Janeiro, depende do ano. O que se vê em seguida é uma efeito dominó que atrasa absolutamente tudo pelo resto dos 365 dias.

Intestino, menstruação, carteiro, consulta, fila do seguro desemprego.

Como será que fazem para atrasar aquelas ampulhetas de areia? E os relógios de Sol? Imagino o planeta Mercúrio, bem sensual, empurrando coquetéis coloridos e falando leves baixarias ao pé do ouvido do astro rei.

- A gente só sente falta de alguma coisa quando tiram ela da gente.
- Cala a boquinha, cala.
Quando o carnaval chegar você nem vai saber, mas o ano já vai ter começado pra valer.

Mas, o horário de verão é assim mesmo. Acaba quando menos se espera, igual bombom gostoso da caixa de especialidades ou partida de Banco Imobiliário na praia.

A partir daí, escurece mais cedo e já começamos a ouvir conversas animadas sobre o imposto de renda. Aliás, experimente atrasar em uma hora o envio da sua declaração para ver o que a malha fina te faz.

O que você faria com uma hora a menos por dia? Fale com seu médico.

Se você, assim como eu, ainda não quer o fim do horário de verão, não atrase o seu relógio quando mandarem. Acredito ser este o grande segredo da Tônia Carreiro. Alguém duvida?